Physionucleo

O Profissional Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é um profissional da saúde de nível superior, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Está capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade. Atua com o objetivo de preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções. Deve estar sempre voltado ao desenvolvimento científico e pronto para adquirir, por iniciativa própria, conhecimentos que possam garantir uma educação continuada e permanente.

Compete ao fisioterapeuta:

  • Inserir-se profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizado e comprometido com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o.
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde, baseado na convicção científica, na cidadania e na ética.
  • Contribuir para a manutenção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias ético-deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas.
  • Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente, conhecendo dados e solicitando, executando e interpretando exames propedêudicos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as metodologias, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriados, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda a sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica.
  • Elaborar, criticamente, o amplo espectro das questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas em que sua atuação profissional seja necessária.
  • Desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribuam para a produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido.
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e de contribuição social.
  • Desempenhar as atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional.
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios.
  • Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares na seqüência do processo terapêutico.
  • Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
  • Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais, relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde.
  • Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação por meio de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua práxis profissional.
  • Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica, garantindo sua qualidade e segurança.
  • Intervir para resolução de condições de emergência. O fisioterapeuta pode atuar nas seguintes especialidades: ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, pneumologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria; e nas áreas de esportes, estética, saúde pública e saúde do trabalhador.

A formação do fisioterapeuta:

  • A formação do fisioterapeuta atende ao sistema de saúde vigente no país, contemplando a atenção integral da saúde no sistema regionalista e hierarquizado de referência e contra- referência, e o trabalho em equipe, reconhecendo a saúde como direito e atuando de forma a garantir a integridade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
  • Sua formação acadêmica compreende o estudo aprofundado da constituição biológica do ser humano, na sua gênese e nos aspectos anátomofisiológicos, e dos processos fisiopatológicos gerais e específicos de cada órgão e sistema.
  • Estuda as ciências humanas e sociais, que abrangem o estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, contemplando a integração dos aspectos psicossociais, culturais, filosóficos, antropológicos e epidemiológicos, norteados pelos princípios deontológicos. Também deverão contemplar conhecimento relativos às políticas de saúde, educação, trabalho e administração.
  • Estuda as ciências biotecnológicas, que abrangem conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas condutas fisioterapêuticas com fundamentos de biofísica, entre outros conhecimentos que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e à prática clínica fisioterapêutica.
  • Estuda as ciências fisioterapêuticas, que compreendem a aquisição de amplos conhecimentos na área de formação específica da Fisioterapia: a fundamentação, a história, a ética e a deontologia e os aspectos filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes níveis de intervenção. Conhecimento da função e disfunção do movimento humano, mediante o estudo da Cinesiologia, da Cinesiopatologia e da Cinesioterapia, inseridas numa abordagem sistêmica. Os conhecimentos dos recursos semiológicos, diagnósticos, preventivos e terapêuticos que instrumentalizam a ação fisioterapêutica nas diferentes áreas de atuação e nos diferentes níveis de atenção.
Close Menu
Iniciar Conversa
Atendimento WhatsApp
Ola, vamos conversar?