Physionucleo

Especialidades

Fisioterapia​

Geral

A partir de estudo do movimento humano, o profissional especializado, utilizando-se de recursos físicos e naturais, e de técnicas próprias, atua diretamente nos diversos níveis de atenção à saúde – promoção, prevenção, tratamento e reabilitação – objetivando prestar assistência ao indivíduo no sentido de sua recuperação física e emocional, preservando-lhe a qualidade de vida.

Fisioterapia aplicada às Disfunções das Articulações Temporomandibulares (DATM’S) e Dores Orofasciais

A fisioterapia atua no tratamento das DTM´S (Disfunção das Articulações Temporomandibulares) com o objetivo de restaurar ou manter as funções das articulações comprometidas e dos sistemas neuromusculares adjacentes. Para isso, faz uso de uma avaliação precisa, englobando o indivíduo como um todo, focando principalmente nas ATM´S (Articulações temporomandibulares), coluna cervicotorácica e cinturas escapulares. No tratamento utiliza-se técnicas de terapia manual, cinesioterapia, eletroterapia, fototerapia e termoterapia, buscando sempre uma melhor harmonia articular e neuromuscular do sistema crânio-cervico-mandibular.

Geriátrica

Viver com saúde, mobilidade, possibilidades de escolhas e condições para desfrutar as experiências da vida é uma questão de cuidados contínuos de prevenção e de reabilitação.

A Fisioterapia Geriátrica torna o processo de envelhecer uma fase a ser vivida com plenitude e alegria.

Fisioterapia em Ortopedia

fisioterapia em ortopédica foca na recuperação ou prevenção de lesões e patologias que afetam o sistema musculoesquelético. São utilizados métodos específicos de cinesioterapia (exercícios de alongamento e fortalecimento muscular), técnicas de massagens, mobilização e manipulação para auxiliar na prevenção e recuperação das lesões. O fisioterapeuta também utiliza técnicas com uso de aparelhos, como a eletroterapia, termoterapia, fototerápica, crioterrapia.

Através de uma avalição especializada consegue detectar e tratar problemas musculares, articulares, ligamentares ou posturais que possam ou estejam comprometendo a saúde e mobilidade dos pacientes. A partir da avalição é possível traçar estratégias preventivas e terapêuticas para restabelecer as funções do paciente de forma segura, respeitando os limites da individualidade e realizando um plano de cuidados de acordo com cada paciente e seu diagnóstico.

Fisioterapia em Esportes

A fisioterapia em esportes é uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação, prevenção e atenção ao atleta amador e profissional, ou qualquer paciente que pratique alguma atividade física e que tenha pretensões de retornar ao exercício de forma segura. O tratamento é elaborado de forma a atender as necessidades do paciente, abordar as deficiências específicas e levar em conta as demandas funcionais para o retorno ao esporte. O retorno à atividade deve ser de forma gradual e somente quando o paciente tiver condições fisiológicas para a prática da atividade física, e não apresentar sintomas durante a reabilitação.

É indicada nas disfunções traumato-ortopédicas e reumatológicas mediante a avaliação especializada do fisioterapeuta. Dentre as patologias que a fisioterapia em esportes pode atuar estão: pós-operatórios ortopédicos; lombalgias; lesões musculares, ligamentares; pós-fraturas; tendinopatias; instabilidades articulares.

Alguns dos objetivos: retornar o paciente com segurança para a prática da atividade física através da promoção de condições do sistema musculoesquelético; orientar e preparar o paciente que deseja iniciar atividade física, mas que ainda necessita de intervenção fisioterapêutica; avaliar funcionalmente se o paciente está apto a retornar ao esporte; prevenir e minimizar as recidivas das lesões esportivas.

Pélvica (Fisioterapia Urológica)

Tem como foco principal prevenir e tratar todas as disfunções que afetam o assoalho pélvico e os órgãos do aparelho genito urinário, de ambos os sexos.

O assoalho pélvico é uma rede de músculos, ligamentos e tecidos que sustentam os órgãos da pelve. Seu funcionamento pode ser prejudicado por obesidade, traumatismos, cirurgias, prisão de ventre crônica, idade, múltiplos partos vaginais e exercícios físicos de alto impacto.

Dentre as disfunções decorrentes, em especial, pelo enfraquecimento de sua musculatura, estão a incontinência urinária, pro lapso dos órgãos pélvicos, incontinência anal e infecções do trato urinário.

A fisioterapia tem como objetivo prevenir, melhorar ou curar as disfunções relacionadas ao assoalho pélvico, através do fortalecimento da sua musculatura e de orientações básicas sobre o bom funcionamento dos órgãos pélvicos.

Atua também de forma efetiva no pré e pós-parto prevenindo possíveis danos ao assoalho pélvico da mulher.

Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica® (MDT)

O Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica® (MDT, do inglês Mechanical Diagnosis and Therapy®) é um método eficaz, internacionalmente reconhecido, de avaliação, tratamento e prevenção das dores e disfunções do sistema musculoesquelético da coluna vertebral e das extremidades, desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês, Robin McKenzie. Ele vem sendo amplamente utilizado em todo o mundo, há mais de 40 anos. Fisioterapeutas treinados em MDT podem avaliar e diagnosticar todas as áreas do “sistema musculoesquelético”. Isso significa que, se houver problemas nas articulações ou nos músculos da coluna vertebral e das extremidades, uma avaliação por MDT pode ser apropriada.

O MDT é uma filosofia de educação e envolvimento ativo do paciente, fisioterapeutas e pacientes do mundo inteiro confiam e usam para problemas da coluna vertebral e extremidades. Dentre as abordagens fisioterapêuticas disponíveis, o MDT é o método de fisioterapia mais pesquisado.

Sua característica fundamental é a avaliação inicial – uma maneira segura e confiável para alcançar um diagnóstico mecânico preciso e depois traçar o plano de tratamento adequado. Profissionais certificados em MDT são capazes de identificar rapidamente se o método vai ou não ser eficaz para cada paciente. Na sua essência, o MDT é uma abordagem abrangente baseada em princípios e fundamentos sólidos, que, quando bem compreendida e aplicada, é muito eficaz.

Quiropatia

A quiropatia é um método que tem seu foco na coluna vertebral, que é o centro de sustentação do corpo. Pode ajudar a prevenir e tratar os distúrbios biomecânicos do corpo humano por meio de orientação de hábitos dos pacientes, reorganização da postura utilizando técnicas específicas e exercícios e, principalmente, realizar manobras precisas, que podem melhorar as funções das articulações, do sistema nervoso periférico e proporcionar que o corpo funcione deforma mais harmônica.

É uma prática benéfica para a saúde e que pode, com sucesso, complementar tratamentos prescritos pelos fisioterapeutas para prevenir e tratar grande variedade de disfunções do sistema musculoesquelético.

A quiropatia nasceu com uma filosofia de prevenção, porém é utilizada, também, na recuperação de muitas afecções relacionadas a coluna vertebral e as extremidades, dentre elas: dores na coluna vertebral; hérnia de disco; dor ciática; dores de cabeça de origem musculoesquelética; dores e tensão muscular; problemas articulares das extremidades: ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé.

Iniciar Conversa
Atendimento WhatsApp
Ola, vamos conversar?